Pesquisa personalizada


História da Amazônia

Cabe a Francisco de Orellana, através da expedição deste navegador espanhol, realizada pela floresta amazônica, em 1540, percorrendo desde a nascente do rio Amazonas, na Cordilheira dos Andes, adentrou pela floresta Amazônica, seguindo o curso do rio Amazonas, até desembocar a sua foz, junto ao oceano atlântico, a travessia pela floresta amazônica, a navegação pelas águas do rio Amazonas, em um período logo após do descobrimento do Brasil. Anterior a ele esteve frente a floresta, o também espanhol, Vicente Pinzon, que navegou pela foz do rio Amazonas, descobrindo a floresta amazônica por parte dos navegadores europeus, pois a Amazônia já era habitada pelos índios. Os portugueses logo em seguida, ao percurso feito por Francisco de Orellana, quando ao retornar a Espanha para contar do feito. Porém, os portugueses sob ordens da coroa Portuguesa criam e constroem fortificações, junto a sua foz, com sentinelas.

Reforçando assim, com barreiras, e também enviando soldados, guardas e prevendo um retorno dos espanhóis, preparam-se para uma batalha, constroem fortificações em posições estratégicas, no desembocadouro do rio Amazonas, para evitar a entrada de invasores, como foi pretendida pelos franceses, espanhóis, ingleses, forçando assim por parte de Portugal a expulsão dos navegadores ingleses, espanhóis, franceses, pois os mesmos procuraram conquistar esta vasta região. A região norte do Brasil, com sua extensa área de florestas, ainda continua cobiçada pelos estrangeiros, devido aos seus minerais e encontram-se em seu subsolo de grande valor econômico, assim como reservas estratégicas, como o petróleo, ouro, urânio, diamantes, bem como de sua floresta, da fauna, de sua flora, entre outras riquezas existentes.



A Floresta Amazônica, possui uma área de 5,5 milhões de km2, constituído do Brasil, e mais oito países como a o Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Suriname, Guiana, e Guiana Francesa, sendo que somente o Equador não faz fronteira com o Brasil. A região Amazônica está localizada na região norte do Brasil, fazendo parte das Amazônia legal os estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará, Mato Grosso, Tocantins, e Maranhão, tendo destaque maior o estado do Amazonas que representa o maior estado brasileiro em extensão, correspondente a 1, 5 milhão de km2 ocupando boa parte da região norte do Brasil.






Fonte: http://www.amazoniatour.com.br
   

 
Site melhor visualizado em resolução 800x600 com Internet Explorer 4.0 ou superior
Copyright © 2004 Portal Santa Maria - Todos os direitos reservados
Portal de turismo da Amazônia www.amazoniatour.com.br